terça-feira, 13 de novembro de 2012

Conselho Técnico define fórmula e data de início do Campeonato Mineiro de 2013


Em reunião na Federação Mineira de Futebol, representantes dos clubes participantes do Estadual decidiram que torneio terá o mesmo formato de disputa da edição anterior


Representantes dos clubes mineiros decidiram formato do Estadual de 2013 nesta terça

A fórmula de disputa do Campeonato Mineiro de 2013 está definida. Em reunião do Conselho Técnico nesta terça-feira, na Federação Mineira de Futebol, foi acordado que o sistema de disputa da edição passada será mantido. Dos representantes dos 12 clubes presentes na competição, sete optaram pela manutenção da fórmula e cinco desejaram mudança. Por maioria de votos – 7 a 5 –, o formato atual foi mantido para a temporada seguinte, que acontecerá entre os dias 3 de fevereiro e 19 de maio.

Durante a reunião houve duas propostas: a primeira, encabeçada pelo Atlético, defendeu a manutenção da fórmula recente de disputa, com os 12 clubes se enfrentando em turno único e, ao final da primeira fase, classificando apenas os quatro melhores colocados. A segunda, apresentada pelo Nacional, intencionava colocar oito classificados à fase seguinte, assim originando a disputa das quartas de final.

A favor do Atlético votaram seis clubes – Cruzeiro, América, Caldense, Tupi, Villa Nova e Boa Esporte. Ao lado do Nacional estiveram quatro times – Araxá, América de Teófilo Otoni, Guarani e Tombense.

Formato de disputa

Doze clubes se enfrentam em turno único e os quatro primeiros colocados se classificam para as semifinais. Já os dois últimos lugares serão rebaixados ao Módulo II.

As semifinais do Campeonato Mineiro serão definidas em cruzamento olímpico - primeiro contra quarto e segundo contra terceiro. Os donos das duas melhores campanhas têm a vantagem de jogar por dois empates ou uma vitória e derrota pela mesma diferença de gols. Na final do Estadual, essa regra também se aplica a favor do time de melhor desempenho na primeira fase.

As novidades do Campeonato Mineiro de 2013 serão as presenças do Araxá Esporte Clube e do Tombense, que conquistaram o acesso à elite estadual após serem, respectivamente, campeão e vice do Módulo II de 2012.

Super Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário