domingo, 16 de outubro de 2011

Ensaio oficial

Maquete eletrônica indica como deverá ficar a Arena Castelão em dezembro de 2012, seis meses antes do início da Copa das Confederações. Metade da obra será concluída ainda neste ano

Na próxima quinta-feira, serão anunciadas pela Fifa as sedes da Copa das Confederações, em 2013. Fortaleza tem boas chances de ser contemplada. O torneio pode ser considerado um termômetro dos preparativos das cidades para o Mundial de 2014

O desafio de Fortaleza sediar uma Copa do Mundo foi lançado em maio de 2009, quando a Fifa anunciou a lista das 12 cidades brasileiras que receberão os jogos do Mundial em 2014. Na próxima quinta-feira, tanto o poder público como a sociedade civil esperam ouvir novamente o nome da Capital cearense numa lista divulgada pela entidade maior do futebol. Nesse dia, serão anunciadas as sedes da Copa das Confederações em 2013, além de aprovados os calendários das duas competições, inclusive com a escolha da cidade que vai abrir a Copa em 2014. A cerimônia de divulgação será realizada em Zurique, Suíça.

Para nós cearenses, está em jogo a oportunidade de poder promover um ´ensaio oficial´ da Copa do Mundo. Seria um bom termômetro para apontar em que aspectos a preparação de Fortaleza para o Mundial está caminhando bem e onde estamos atrasados ou conduzindo os processos de forma equivocada. É um privilégio disputado por outras capitais.

Rio de Janeiro e Belo Horizonte são dadas como certas. Brasília, Salvador, Porto Alegre e Fortaleza são consideradas favoritas. De qualquer forma, o Comitê Organizador da Copa adverte: ninguém teve acesso aos nomes das cidades escolhidas e não existe uma certeza de quantas serão as sedes. Fala-se muito em cinco.

Otimismo

Para o ministro do Esporte, Orlando Silva, Fortaleza tem totais condições de sediar o torneio. "Tenho visitado muitas cidades e percebo que, principalmente pelo avanço das obras na Arena Castelão, a Capital cearense leva vantagem sobre outras candidatas".

Segundo Ferruccio Feitosa, secretário especial da Copa no Ceará, esse otimismo é consequência do trabalho bem feito. "Estamos à frente do cronograma e vamos entregar o estádio em dezembro de 2012. Até o fim de 2011, deveremos estar com 50% das obras".

Diário do Nordeste
Guto Castro Neto
Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário