sábado, 4 de junho de 2011

Na Li bate Schiavone e leva primeiro Grand Slam feminino para Ásia

A chinesa Na Li bateu a italiana Francesca Schiavone, por 2 a 0, com parciais de 6/4 e 7/6, e foi campeã de Roland Garros. Além de conquistar um título de Grand Slam pela primeira vez na carreira, ela também é a única tenista da Ásia a vencer um campeonato desta importância.

Após um primeiro set sem sustos, a asiática sofreu uma quebra no oitavo game do segundo e viu a rival fazer 5 a 4. O jogo foi ao tie break, mas Na Li conseguiu frustar o serviço rival logo na primeira jogada, abriu 6 a 0 e fechou a partida sem perder ponto no desempate. "Ela mereceu essa vitória", admitiu a italiana.

Na Li usou muito bem o seu saque, com 75% de aproveitamento no primeiro serviço, apenas uma dupla falta e três aces. Schiavone cometeu sete erros não-forçados a menos, mas obteve apenas 12 bolas vencedoras, contra 34 da asiática.

A vitória desempatou o confronto direto. Na Li havia vencido no Aberto dos EUA, em 2009, e em Sidney, em 2007, enquanto a italiana triunfou em Roland Garros, na temporada passada, e em Pequim, em 2008.

Schiavone havia vencido Roland Garros no ano passado, e continua com apenas quatro troféus na carreira. Este foi o quinto título da chinesa, após triunfar em Sidney, Birmingham, Gold Coast e Guangzhou.

Neste mesmo ano, Na Li chegou na final do Aberto da Austrália e estreou a presença de tenistas do seu país em decisões de Grand Slam. No entanto, perdeu para a belga Kim Clijsters.

Na França, a asiática passou por Maria Sharapova (RUS), Victoria Azarenka (BLR), Petra Kvitova (TCH), Sorana Cirstea (ROM), Silvia Soler Espinosa (ESP) e Barbara Strycova (TCH). Schiavone teve que superar Marion Bartoli (FRA), Anastasia Pavlyuchenkova (RUS), Jelena Jankovic (SER), Shuai Peng (CHI), Vesna Dolonts (RUS) e Melanie Oudin (EUA).

Gazeta Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário