sexta-feira, 2 de julho de 2010

Espanha tenta confirmar favoritismo contra o Paraguai

No confronto em que o favoritismo para um dos times está mais presente nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010, a Espanha encara o Paraguai neste sábado, às 15h30 (de Brasília), no Estádio Ellis Park, em Johanesburgo.

Os espanhóis são apontados como favoritos absolutos, ainda mais por conta da boa exibição nas oitavas, quando derrotaram Portugal por 1 a 0. Os paraguaios são vistos como azarões nesta etapa do torneio, penando para passar pelo Japão na terça-feira passada, quando ganharam nos pênaltis, após empate sem gols no tempo regulamentar.

Vicente del Bosque, técnico da Espanha, não concorda com os que apontam sua equipe como favorita absoluta na disputa do duelo deste sábado. Ele entende que o Paraguai é um adversário muito complicado de ser superado e que deverá exigir muito esforço por parte dos espanhóis.

"Se me pedissem para optar, dentre os outros sete times das quartas de final, qual eu escolheria para enfrentar, não sei se minha opção seria o Paraguai. Isso porque os paraguaios estão atuando no melhor estilo sul-americano, mas com consciência defensiva e isso é muito ruim para nós. Vamos precisar de muita atenção, pois não devemos acreditar que a classificação já está conquistada", afirmou.

Os jogadores espanhóis concordam com o comandante, mas não se imaginam fora das semifinais. "O respeito ao Paraguai é grande, pois ele não chegou até aqui por acaso. Mas nós também estamos construindo a nossa estrada nesta temporada e por isso mesmo não nos imaginamos fora das semifinais. Vamos tentar nos impor e conseguir a classificação", disse o goleiro Iker Casillas.

O respeito destinado pelos espanhóis aos paraguaios, como não poderia deixar de ser, é recíproco. Tanto que os jogadores revelaram que o técnico Gerardo Martino vai apostar mais uma vez em uma forte retranca para deixar o gramado com a classificação assegurada. Em caso de empate no tempo normal e na prorrogação, o classificado será conhecido nas cobranças de pênaltis.

"Nós sabemos que não podemos dar espaços para a Espanha criar dentro de campo. Se deixarmos que eles tenham campo para tocar a bola e trabalhar a melhor jogada nós vamos perder. Temos consciência de nossas limitações e da qualidade de nosso adversário", disse o volante Enrique Vera.

"Porém, entendemos que podemos nos classificar, pois também temos qualidade e méritos por termos chegado até aqui. O segredo neste momento será obediência tática e um futebol de muita velocidade com a posse de bola", complementou o jogador, esperaçoso por um bom duelo.

Os dois treinadores fazem mistério sobre a escalação que pretendem mandar a campo, mas Vicente del Bosque não acena com nenhuma substituição, devendo manter o time vitorioso contra os portugueses.

Pelo lado do Paraguai, Martino vai promover uma modificação. O meia Víctor Cáceres, que cumpriu suspensão diante dos japoneses, reaparece na vaga de Edgar Benítez, alteração que deixará a equipe sul-americana com uma postura claramente mais defensiva do que a que duelou com o Japão.

FICHA TÉCNICA
PARAGUAI X ESPANHA


Local: Estádio Ellis Park, em Johanesburgo (África do Sul)
Data: 3 de julho de 2010 (Sábado)
Horário: 15h30min(de Brasília)
Árbitro: Carlos Batres (Guatemala)
Assistentes: Leonel Leal (Costa Rica) e Carlos Pastrana (Honduras)

PARAGUAI: Justo Villar, Carlos Bonet, Paulo Da Silva, Antolín Alcaraz e Claudio Morel; Néstor Ortigoza, Enrique Vera, Víctor Cáceres e Cristian Riveros; Roque Santa Cruz e Lucas Barrios
Técnico: Gerardo Martino

ESPANHA: Iker Casillas, Sergio Ramos, Carles Puyol, Gerard Piqué e Joan Capdevila; Sergio Busquets, Xabi Alonso, Xavi e Andres Iniesta; David Villa e Fernando Torres
Técnico: Vicente del Bosque

Nenhum comentário:

Postar um comentário