sexta-feira, 2 de julho de 2010

Fim da Era Dunga. Seleção brasileira passará por transformação

Por André Carbone e Juliano Costa

Hernanes, Neymar, Paulo Henrique Ganso e Philipe Coutinho deverão compor as próximas listas da nova seleção brasileira para a Copa 2014

Seja qual for o sucessor de Dunga (Felipão e Leonardo já até teriam sido sondados), é fato que ele promoverá uma renovação na seleção brasileira, visando a Copa de 2014. O Brasil teve o time mais velho do Mundial, com média de idade superior a 29 anos. Quem tem mais de 30 hoje dificilmente estará no grupo daqui a quatro anos. E isso vale para titulares que muito orgulharam a torcida brasileira, como Julio Cesar (estará com 35 anos), Maicon (33), Lucio (36), Juan (35) e Luis Fabiano (34). O volante Gilberto Silva terá 38 anos em 2014 e, possivelmente, já terá até encerrado a carreira.

As duas principais estrelas ofensivas - Kaká e Robinho - viviam a expectativa de brilhar no Mundial da África por entenderem que esta era "a" Copa deles. Em 2014, estarão com 32 e 30 anos respectivamente. Poderão estar no grupo? Certamente. Mas já não estarão no auge da forma física.

Não se trata de renegar o serviço prestado por esses atletas à seleção brasileira. Mas é preciso pensar adiante. É hora de renovar o grupo. Um novo técnico terá quatro anos e uma série de amistosos para fazer as experiências que achar necessárias. Vale lembrar que, como país-sede da próxima Copa, o Brasil não passará pelas Eliminatórias Sul-Americanas - que são uma dureza, mas sempre servem como preparação para o Mundial.

No gol, se Julio Cesar entender que, com 35 anos, não será útil à seleção em 2014, poderemos ter problemas. Victor, do Grêmio, e Fábio, do Cruzeiro, pintam como favoritos, mas nenhum está e talvez nunca venha a estar no nível de Julio Cesar. Diego Alves e Renan têm potencial.

Na lateral direita, Daniel Alves provavelmente ainda terá fôlego aos 31 anos. Rafinha, do Schalke, merece ser testado (está com 24 anos). E Ilsinho, que tem a mesma idade, é outro que pode ser chamado.

O problema continua sendo a esquerda. Marcelo pode voltar a jogar na lateral do Real Madrid, e não mais como "falso ponta-esquerda", agora que o clube merengue contratou o argentino Di María para essa posição. Se Marcelo render novamente como lateral, é nome certo.

Na zaga, os são-paulinos Miranda e Alex Silva, ambos com 25 anos e alguma experiência de seleção, devem voltar a ser chamados. Breno, 20, não engrenou no Bayern de Munique (passou a última temporada emprestado ao Nuremberg), por isso ainda é uma incógnita. Thiago Silva terá 30 anos em 2014 - para um zagueiro clássico como ele, isso não é problema, é experiência.

De volante o Brasil deverá estar bem servido até 2014. Denílson já é titular do Arsenal aos 22 anos. Lucas Leiva tem 23 e vem subindo de produção no Liverpool. Adílson, 23, tem feito uma temporada assombrosa pelo Grêmio e pode vir a ser chamado também. E ainda tem os já experientes Hernanes (25), Anderson (22), Ramires (23) e Sandro (21).

Na armação, Paulo Henrique Ganso, claro, deverá ser "o cara" - com experiência no futebol europeu, ele só tende a crescer, assim como o vascaíno Philippe Coutinho. O meia Diego, da Juventus de Turim, estará com 29 anos.

No ataque, fartura: Alexandre Pato, Neymar, Nilmar, Diego Tardelli, Rafael Sóbis, Kléber... todos estarão com menos de 30 anos na Copa de 2014. E nessa posição sempre surgem bons jogadores no Brasil. Basta lembrar que, em 2006, Pato e Neymar nem "existiam" ainda.

Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário