sexta-feira, 2 de julho de 2010

Nos pênaltis, Uruguai resgata tradição e vai à semifinal

Em cima da linha, Suárez faz pênalti e evita o segundo gol ganês. Trapaça acabou "recompensada" com a vaga

O bicampeão mundial voltou. Ainda que sem o brilho e a força que apresentava na primeira parte do Século XX, a seleção uruguaia resgatou sua tradição e garantiu presença na semifinal da Copa do Mundo pela primeira vez em 40 anos. Para isso, impediu Gana de fazer história na África do Sul: após empate por 1 a 1 no tempo normal e uma emocionante prorrogação, triunfou por 4 a 2 nos pênaltis.

Loco Abreu bateu com categoria a penalidade que garantiu o Paraguai na fase semi-final contra os holandeses

A última vez que os uruguaios chegaram à semifinal de um Mundial foi em 1970, quando foram eliminados pela seleção brasileira comandada por Pelé. O algoz verde-amarelo não entrará mais no caminho da Celeste Olímpica nesta busca pela final, mas os comandados de Oscar Tabárez terão um adversário de peso: na próxima terça-feira, enfrentam a Holanda, às 15h30 (de Brasília).

Os sul-americanos terão de superar o elevado desgaste de um jogo cansativo: após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, a equipe só garantiu a classificação nas penalidades. O goleiro Muslera defendeu duas cobranças e o atacante botafoguense Sebastian Loco Abreu, com uma estilosa 'cavadinha', definiu a classificação uruguaia.

A derrota de Gana simbolizou o fim do sonho africano na primeira Copa do Mundo sediada pelo continente. Como a anfitriã África do Sul caiu ainda na primeira fase, as vuvuzelas sopraram forte pelas Estrelas Negras e uma vitória teria marcado a melhor campanha de um time da África na história dos mundiais. O time bateu na trave e, como em 2006, caiu nas quartas de final.

Pênaltis - Por Gana, Gyan cobrou o primeiro e acertou o ângulo, restabelecendo a confiança. Apiyiah também converteu sua cobrança, mas não adiantou. O goleiro Muslera defendeu os chutes de Mensah e Adiyiah. Pelo Uruguai, Maxi Pereira também errou, chutando por cima. Forlán, VIctorino e Scotti fizeram. O botafoguense Loco Abreu, com uma 'cavadinha', garantiu a classificação uruguaia.

G. Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário