quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

CURSO DE RECICLAGEM PARA ÁRBITROS DE XADREZ SERÁ REALIZADO EM QUIXADÁ


O Curso será ministrado pelo Árbitro Internacional, o quixadaense Fernando Alves, que também é presidente da Federação Cearense de Xadrez, confira as informações:

JUSTIFICATIVA:
Arbitrar torneios de xadrez tem se tornado uma responsabilidade cada vez maior para os serventes dessa modalidade esportiva, dado o alto nível técnico que tem alcançado os jogadores brasileiros. Concomitantemente, as competições tornam-se cada vez mais profissionais do ponto de vista organizacional, exigindo dos árbitros e diretores de torneios um nível de conhecimento técnico e logístico crescentemente mais apurado.

Mesmo as competições onde a maioria dos jogadores são iniciantes requerem dos responsáveis por estes torneios a aplicação de técnicas logísticas, e dos árbitros especial atenção à aplicação das leis do xadrez. Ademais, torneios que contam com a participação de jogadores renomados o rigor das ações tendem a ser cada vez mais necessárias, de forma a garantir um bom resultado, tanto para quem promove, quanto para quem patrocina.

Fernando Alves, Árbitro Internacional FIDE

Neste sentido, surge a necessidade de termos pessoas preparadas para desenvolver essas ações de forma profissional. O Curso de Reciclagem para Árbitros de Xadrez prevê além do conhecimento técnico necessário ao desempenho destas funções, a discussão sobre a necessidade do árbitro de xadrez ser um formador e colaborador do desenvolvimento ético, social e humano dos praticantes do xadrez, seja ele como esporte de competição ou apenas como atividade sócio recreativa. Além disso, o curso é pré-requisito para a solicitação de promoção de graduação no quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Xadrez.

OBJETIVO: Capacitar árbitros de xadrez objetivando facilitar a promoção para graduação superior, conforme sua categoria, obedecendo aos critérios estabelecidos no Regulamento de Árbitros da Confederação Brasileira de Xadrez.

PÚBLICO ALVO: Árbitros de Xadrez nas categorias AA, AR e AN, mediante aprovação de currículo.

DATA: 19 a 21 de março de 2010
PROGRAMAÇÃO:
Sexta-feira: 13h às 22h
Sábado: 09h às 21h
Domingo: 09h às 13h

CARGA HORÁRIA: 20h
CERTIFICADO: Chancela da Confederação Brasileira de Xadrez e da Federação Cearense de Xadrez.

AVALIAÇÃO: Prova escrita (dissertativa). Nota mínima de 7,5 pontos.

LOCAL: Faculdade Católica Rainha do Sertão - Rua Juvêncio Alves de Oliveira, 660 - Centro - Quixadá/CE

INVESTIMENTO: R$ 50,00 (Cinquenta reais). Todos os alunos receberão um CD-ROM com arquivos relacionados ao curso. A inscrição deve ser solicitada pelo e-mail fernandoxadrez@gmail.com. A aceitação do pedido está sujeita a aprovação do curriculo do requerente que deverá ser anexado no e-mail do pedido de inscrição. As informações para pagamento da inscrição serão enviadas ao email do requerente após aprovação do pedido.

REQUISITOS MÍNIMOS PARA PARTICIPAÇÃO:
a) Ser árbitro de xadrez titulado AA, AR ou AN através de qualquer Federação de Xadrez e/ou Confederação Brasileira de Xadrez. Árbitros de Federações que não constem no quadro nacional, somente mediante requerimento do Diretor de Arbitragem ou Presidente da respectiva Federação a que é vinculado.

PROMOÇÃO: Federação Cearense de Xadrez
REALIZAÇÃO: Clube Quixadaense de Xadrez e Faculdade Católica Rainha do Sertão
CONTATOS: fernandoxadrez@gmail.com - (88) 9956 2849 / (88) 8842 3914(88) 3412 1672 - www.xadrezcearense.com.br
INSTRUTOR: Fernando Alves Lessa. Presidente da Federação Cearense de Xadrez, Árbitro FIDE (World Chess Federation), Conselheiro do Clube Quixadaense de Xadrez.

CONTEÚDO DO CURSO:
1. LEIS DO XADREZ
a) A nova Lei e suas principais mudanças;
b) Regulamentos de torneios da FIDE e CBX
c) Os deveres do árbitro;
d) Leis complementares do desporto;

2. SISTEMAS DE DISPUTA
a) Suíço, Shuring, Match e Eliminatório Simples;
b) Os critérios de desempates e suas aplicações;

3. ORGANIZAÇÃO DE COMPETIÇÕES
a) Planejamento e criando regulamentos;
b) Materiais e equipamentos padronizados;

4. SOFTWARES DE EMPARCEIRAMENTOS
a) Swiss Perfect 98;
b) Swiss Manager;

5. RELATÓRIOS DE ARBITRAGEM DE TORNEIOS
a) Elaborando relatórios eficientes;

6. ATUAÇÃO DO ÁRBITRO
a) O árbitro como garante da Lei;
b) Poder e autoridade x Ética e respeito;

METODOLOGIA RECURSOS DIDÁTICOS
a) Exposição dialogada com auxilio de leitura;
b) Estudo em equipe;
c) Estudo individual;

Fonte: FCX

Nenhum comentário:

Postar um comentário