quinta-feira, 30 de junho de 2011

Brasil bate a Polônia e garante o primeiro lugar do Grupo A da Liga

Foto Divulgação

A seleção brasileira já estava classificada para a fase final da Liga Mundial, e nesta quarta-feira garantiu a primeira colocação do Grupo A. Em Katowice, bateu a Polônia por 3 sets a 1, com parciais de 25/23, 18/25, 25/16 e 26/24. As duas equipes voltam a se enfrentar nesta quinta, às 15h30 (de Brasília), no mesmo local, para fechar a participação na primeira fase do torneio.

Curiosamente, o triunfo do Brasil ajuda o principal algoz do time de Bernardinho nos últimos tempos, os Estados Unidos. Agora, para garantirem vaga nas finais, os norte-americanos só precisam bater a frágil e eliminada equipe de Porto Rico duas vezes em casa, sexta e sábado, contanto que não percam dois sets em nenhum dos dois confrontos.

Já a Polônia, apesar da derrota, está tranquila, pois é país-sede da fase decisiva e tem vaga garantida. As finais do campeonato começam no dia 6 e o Brasil, maior vencedor da história da Liga Mundial, busca o décimo título.

Com o time classificado, Bernardinho aproveitou o jogo desta quarta para fazer alguns testes, e deve fazer o mesmo na quinta. O central Sidão e o ponta Dante entraram como titulares, nos lugares de Rodrigão e Giba. O oposto Leandro Vissotto, que se recupera de lesão, cedeu lugar a Theo, que aproveitou a oportunidade e foi o maior pontuador do confronto.

Casa cheia. Os poloneses são fanáticos por voleibol, e o ginásio estava completamente lotado para a partida, com cerca de 11.500 torcedores. Um público que admira e sofre com a seleção brasileira. Costumam perder quase sempre. No retrospecto geral, em 53 jogos, são 39 vitórias e 14 derrotas. Em 2006, o Brasil ganhou a final do Mundial justamente diante da Polônia na decisão.

E mais uma vez a seleção brasileira se deu bem contra seu tradicional ‘freguês’. Vacilou apenas nos instantes finais do segundo set, mas controlou com frieza o restante do jogo para garantir o triunfo.

Em quadra, ficou clara a disposição de alguns atletas de mostrar serviço. O levantador Bruno, um dos mais questionados do grupo, foi bem, e continua cedendo espaço para Marlon apenas no fim das parciais.

Sidão mais uma vez se destacou com seus saques potentes e fez três pontos diretos no serviço. Do lado polonês, o jovem Kurek mais uma vez foi o destaque e é a esperança da equipe para as finais.

Os dois times agora apenas ‘treinam’ nesta quinta e já aguardam os rivais para a disputa do título.

Espn

Nenhum comentário:

Postar um comentário