terça-feira, 20 de julho de 2010

Palmeiras confirma contato do comitê paulista da Copa 2014 sobre nova arena

Presidente do clube alviverde, Luiz Gonzaga Belluzzo, entrega dados do estádio para os organizadores, mas diz que não fará parte da disputa política para estar presente no Mundial

Durante lançamento do novo uniforme do Palmeiras para a temporada, o presidente do clube alviverde, Luiz Gonzaga Belluzzo, confirmou ter recebido um contato, do comitê paulista para a Copa 2014, para passar informações sobre a Arena Palestra Itália, que será construída até o final de 2012, com capacidade para 45 mil torcedores.

A cidade de São Paulo ainda não definiu seu estádio para a Copa. Inicialmente, o Morumbi era a opção, mas acabou descartado pela Fifa. Cogitou-se a ideia da construção de um estádio em Pirituba, e até mesmo da reforma do Pacaembu. Porém, nenhum projeto oficial ainda foi apresentado. E São Paulo sofre pressão da Fifa para definir o seu estádio - a cidade corre o risco de perder a abertura do Mundial para o Maracanã.

A Arena Palestra Itália, no entanto, só seria utilizada para jogos na primeira fase ou partidas das oitavas de final. O estádio palmeirense não tem capacidade para receber uma abertura - a Fifa exige 60 mil lugares para o primeiro jogo do Mundial.

"O Palmeiras apenas passou as informações solicitadas pelo comitê. Não é o clube que constrói um estádio para o Mundial. Isso fica por conta do comitê. O que o Palmeiras fez foi unicamente colocar o estádio à disposição para jogos da primeira fase.

Sabemos que a Arena não tem capacidade para receber a abertura", destacou Belluzzo.
O presidente do Palmeiras, no entanto, não perdeu a chance de dar uma alfineta na utilização de dinheiro público para possíveis obras. De acordo com Belluzzo, o Brasil precisa ter cuidado para não criar "elefantes brancos". "Temos o exemplo da Eurocopa em Portugal, onde quatro estádios estão abandonados. Até a África do Sul não sabe o que fazer com muitos estádios da Copa", explicou.

O governador do Estado, Alberto Goldman, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, devem se reunir com Ricardo Teixeira para definir a sede para a Copa. Teixeira e a Fifa fazem pressão para que um novo campo seja construído para a abertura. Os governantes paulistas são contra e esperam por investidores privados.
O assunto da sede de São Paulo para a Copa se transformou num grande problema político. Até o presidente Lula entrou na briga e fez críticas a Teixeira. Lula não gostou da exclusão do projeto do Morumbi, e agora cobra uma solução para o impasse - São Paulo é a única das 12 sedes que ainda não tem um estádio definido.
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário