terça-feira, 27 de julho de 2010

Marco zero para 2014

Primeira convocação da Era Mano Menezes está de acordo com a proposta de renovação defendida pela CBF

Mano Menezes fez a sua primeira convocação oficial como técnico da Seleção Brasileira ontem, no mesmo dia em que foi apresentado para a função, e manteve apenas quatro jogadores que disputaram a Copa da África do Sul: Daniel Alves, Robinho, Ramires e Thiago Silva.

O treinador, que se desligou do Corinthians no domingo, chega para o lugar de Dunga, que foi demitido do comando do Brasil após a equipe ser eliminada nas quartas-de-final do Mundial sul-africano.

Os 24 jogadores (12 atuam fora do país) convocados participarão do amistoso em 10 de agosto contra os Estados Unidos, em Nova Jersey (EUA). Hernanes ou Sandro, porém, vai ser cortado, porque um deles defenderá seus times na final da Copa Libertadores da América.

Mano Menezes atendeu a um dos principais pedidos feitos pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, após o fracasso na Copa do Mundo: renovação.

Os estreantes na equipe principal são: os goleiros Jefferson, 27, (Botafogo) e Renan, 19, (Avaí), os zagueiros David Luiz, 23, (Benfica-POR) e Réver, 25, (Atlético/MG), o lateral-direito Rafael, 20, (Manchester United-ING), o volante Jucilei, 22, (Corinthians), os meias Ederson, 24, (Lyon-FRA) e Paulo Henrique Ganso, 20, (Santos), e os atacantes André, 19, e Neymar, 18, (ambos do Santos).

Destes, apenas cinco têm idade para disputar os Jogos Olímpicos de Londres: Renan, Rafael, Ganso, André e Neymar. No entanto, o atacante Alexandre Pato, 20, e o volante Sandro, 21, já convocados anteriormente, também terão no máximo 23 anos em 2012. "Visamos a um trabalho paralelo de preparação e ambientação desses jogadores (mais jovens) em termos de Seleção Brasileira. Estamos buscando prepará-los para o momento que nós dirigirmos nossas atenções mais para a Olimpíada", explicou em entrevista coletiva.

Mano elaborou a sua relação de convocados entre sábado e domingo. Embora tenha aberto um precedente para Hernanes e Sandro, o treinador evitou falar sobre os jogadores que não poderia convocar por causa de férias e lesões. "A lista para esse jogo é a ideal. O que não se pode fazer não vem ao caso. Sempre vai acontecer alguma impossibilidade momentânea. Não temos restrições a ninguém", disse.

A fila andou

"No futebol, como na vida, a fila anda. Temos que respeitar a idade. Outros estarão mais preparados para ocupar o lugar daqueles que passaram por aqui. Isso vale como regra geral", argumentou Mano.

O técnico não falou sobre "comprometimento" com a Seleção nesta segunda-feira, como fazia o seu antecessor Dunga. Mas revelou que um jogador recusou a convocação para enfrentar os Estados Unidos.

Mano não revelou o nome do atleta que pediu para não jogar. Só garantiu que não se trata do meia Kaká, do Real Madrid, não chamado pelo comandante para o amistoso. "Não minto, mas omito algumas coisas. O jogador que não quis vir não foi o Kaká", informou.

O treinador ainda comentou a rejeição à Seleção com certa ironia. "Esse jogador falou que não estava bem para defender a Seleção agora. É uma opinião muito respeitável. Vou considerar muito aquilo que ele tiver a dizer", finalizou Mano.

DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário