quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A 30 dias da reabertura, Estádio Mineirão ainda recebe intervenção em 15 itens


Gigante da Pampulha tem áreas em fase final de execução, mas não deve ter atrasos


Publicação:

21/11/2012 08:00
  

Atualização:

21/11/2012 10:05
Alberto Andrich/BCMF

O Mineirão entra em contagem regressiva de 30 dias para ser reinaugurado. O Gigante da Pampulha, que tem previsão para ser entregue no dia 21 de dezembro, está com 93% da obra concluída e recebe atenção dos 2.000 funcionários atuais em aproximadamente 15 itens. O Superesportes apurou que setores como parte elétrica e hidráulica, término da instalação das cadeiras, catracas, camarotes, ligação com o Mineirinho e paisagismo externo estão em fase final de execução.

Para o arquiteto responsável pela reforma, Sílvio Todeschi, o projeto de reconstrução do principal palco do futebol mineiro passou por modificações durante a obra por causa da falta de informações sobre o período da construção inicial.

“Por se tratar de uma estrutura existente desde 1965, muita coisa não estava registrada como deveria e só foi descoberta durante a obra. Algumas fundações originais, por exemplo, muitas vezes estavam em um nível bem acima do esperado, e uma série de contenções e reforços não previstos tiveram que ser feitos para garantir as novas intervenções subterrâneas”, disse o arquiteto.

Alberto Andrich/BCMF
Apesar de muitas áreas precisarem de ajustes, o espaço interno da Arena está adiantado e o prazo de reinauguração deve ser mantido. O estádio está com 100% dos pré-moldados instalados, arquibancada inferior completa, piso do estacionamento pronto, treliça metálica e membrana para cobertura concluída.

Uma mudança informada recentemente pela Secopa foi em relação à capacidade do público no Mineirão. Os 64.000 lugares previstos tiveram uma redução de 1.500 assentos. O motivo da alteração é explicado pelo arquiteto do Mineirão. “Basicamente para termos mais conforto, segurança e visibilidade otimizada. Por exemplo, há uma diferenciação de espaçamento das cadeiras dependendo do tipo, "gangways" (escadas radiais) com maior largura em alguns setores, uma área com plataforma elevada para garantir visibilidade dos cadeirantes, etc”, afirma Todeschi.

A Secopa informou que algumas atividades serão realizadas no 21 de dezembro, mas a Secretaria só divulgará os detalhes no início do próximo mês. Em relação aos jogos, o Mineirão só deve receber partidas no fim de janeiro, provavelmente no dia 27. Existe a possibilidade de ocorrer um amistoso entre Seleção Mineira e River Plate, repetição do confronto inaugural de 1965, mas o duelo não está confirmado. A antecipação do clássico entre Atlético e Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro'2013 também é cogitada para marcar a reinauguração.

Mineirão na Copa

Palco de seis jogos da Copa do Mundo de 2014, incluindo a semifinal do torneio, o Mineirão é o estádio brasileiro mais avançado para o Mundial e serve de modelo para os outros, segundo declaração do secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke. O custo total da obra foi de R$ 666,3 milhões, sendo R$ 11,8 milhões do estado e o restante da iniciativa privada. O estádio também será sede da Copa das Confederações'2013.
Clubes mineiros no estádio

Fechado desde junho de 2010, o Mineirão fez falta para os clubes da capital nos últimos dois anos. Os dirigentes mineiros reclamaram da ausência do estádio em várias oportunidades, e o fato só foi minimizado após a reabertura do Independência. Para a reforma da Arena, o Governo de Minas assinou uma parceria público-privada (PPP) com a concessionária Minas Arena, que irá gerir o Mineirão pelos próximos 25 anos. O Cruzeiro já acertou com a empresa para mandar seus jogos no estádio. O Atlético ainda negocia o seu contrato, pois tem um acerto com a BWA para realizar as partidas no Independência e terá que pagar multa, que não teve valor divulgado, para atuar na Pampulha.

Veja os detalhes da obra do Mineirão:

93% da obra concluída.
2000 operários em campo.
100% dos pré-moldados já instalados.
100% da arquibancada inferior concluída.
100% do piso do estacionamento coberto pronto.
100% da treliça metálica instalada e finalização da colocação da membrana
Avanço das atividades de infraestrutura elétrica, instalações hidráulicas e drenagem.
100% do piso em concreto na área da esplanada concluído.
96% dos bares e 93% das bancadas e divisórias instaladas
Fase final de montagem da via de integração com o Mineirinho
Fase final da execução das esquadrias em alumínio e colocação de vidro dos 98 camarotes.
Fase final na instalação dos guarda-corpos na área da esplanada.
Avanço na instalação das catracas.

Próximos passos:

Plantio, irrigação e drenagem em fase final
Avanço no serviço de instalação das cadeiras chegando a 95% instaladas.
Fase final dos trabalhos das calçadas e paisagismo no entorno do estádio.
Avanço no serviço de ar-condicionado.
Finalização da instalação dos telões e iluminação do gramado
Super Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário