sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

'É tempo de limpar a Fifa de cima a baixo', diz Pelé

Pelé pede mudanças radicais na Fifa - Fabio Motta/AE - 29/7/2011

O tempo de limpar a Fifa, o órgão regulador do futebol mundial, "de cima a baixo" chegou, disse o tricampeão mundial Pelé nesta sexta-feira.

Questionado sobre a corrupção no futebol brasileiro, em uma entrevista ao jornal francês Le Monde, Pelé disse: "Tem uma limpeza que precisa ser feita, mas não apenas no futebol brasileiro. Agora é um bom momento para limpar a Fifa, de cima a baixo."

A Fifa tem sido alvo constante de acusações de corrupção nos últimos anos, mais notavelmente sob a gestão do ex-chefe da Confederação Asiática Mohamed Bin Hammam, que foi banido definitivamente após ser acusado de receber propina enquanto se candidatava à sucessão do presidente da Fifa, Joseph Blatter, ano passado.

Bin Hamman se retirou da corrida e Blatter, que posteriormente despertou furor por causa de comentários sobre racismo, foi re-eleito sem oposição para um terceiro mandato.

Pelé, que ganhou a Copa Mundial em 1958, 1962 e 1970, também rejeitou o prodígio argentino Lionel Messi como uma potencial ameaça para o seu legado como possivelmente o melhor jogador da história.

"Ele é um ótimo jogador, mas quando fizer 1.238 gols e vencer três Copas do Mundo nós voltamos a falar sobre isso", disse.

(Por Julien Pretot)

Nenhum comentário:

Postar um comentário