domingo, 15 de janeiro de 2012

Després chega em décimo e garante tetra nas motos do Dakar

Depois de 15 dias de competição, o Rally Dakar 2012 chega ao fim e conhece seus campeões. Nas motos o vencedor foi o francês Cyril Després, que terminou com um total de 19h28min11s os trechos cronometrados. Na última etapa, disputada neste domingo, Després ficou na décima posição nos 29 quilômetros que ia de Pisco a Lima, no Peru, e teve o norueguês Pal Anders Ullevalseter na primeira colocação.

Essa foi a quarta conquista de Després no Rally Dakar, ele venceu nas edições de 2005 e 2007, quando a maior competição off-road do mundo ainda era disputada em solo africano. Na América do Sul, o francês também cruzou a linha de chegada na frente no ano de 2010 e repetiu o feito este ano.

Ullevalseter, vencedor da etapa, terminou em sexto na classificação geral, mas também teve motivos para comemorar, pois esse foi seu melhor resultado nesta edição do torneio. O norueguês fechou a especial com 22min26s. O segundo colocado, Marc Coma, chegou 1min43s depois e assegurou o vice no Dakar.

O campeonato ganho por Després não foi nenhuma surpresa, pois o francês já administrava larga vantagem para Coma desde a etapa disputada neste sábado, em que o espanhol perdeu muito tempo devido a problemas mecânicos.

Apesar da vantagem de 53min20s para Coma, a disputa entre Després e o espanhol foi acirrada desde o princípio da competição, com revezamentos na liderança do Dakar.
O mineiro Felipe Zanol foi o melhor brasileiro colocado na competição, ele terminou com a décima posição no quadro geral, em sua estreia no Rally Dakar. O Brasil também teve Zé Hélio Rodrigues, na 19ª colocação, Denisio do Nascimento, na 24ª, e Dimas Mattos, na 55ª.

azeta Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário