domingo, 27 de novembro de 2011

Sem adversário, Federer derrota Tsonga e vence ATP Finals

Esbanjando técnica, o suíço dominou o torneio todo e se sagrou campeão do Finals pela sexta vez - AFP

Que Roger Federer é um dos maiores tenistas da história, por seus recordes e conquistas na carreira, todos sabem. Mas a forma apresentada por ele no ATP Finals de Londres assombrou a todos. Após resultados expressivos, como um 2 a 0 sobre Rafael Nadal, com direito a pneu, o suíço despachou o francês Jo-Wilfried Tsonga por 2 sets 1 neste domingo, com parciais de 6/3, 6/7 (6) e 6/4, vencendo o último torneio da temporada.

Essa foi a sexta vez que Federer levantou o troféu de campeão do torneio, a segunda seguida, formado pelos oito melhores tenistas de cada temporada, superando Pete Sampras e Ivan Lendl, e tornando-se o maior vencedor do torneio. As outras conquistas foram em 2003, 2004, 2006, 2007 e 2010.

O primeiro set foi de domínio total do ex-número um do mundo. Com golpes profundos e bem angulados, ele não deu chance para a temida esquerda do francês. Uma quebra de saque à frente, fechou a parcial em 6/3.

No segundo set, tudo indicava que o filme se repetiria. Quebra de saque logo no início, Federer desfilando e sacando para fechar em 5/4. Tsonga, porém, soube controlar os pontos e conseguiu quebrar o adversário, levando a decisão para o tie-break.

No desempate, Federer conseguiu um mini-break logo nos primeiros pontos, tendo a chance de vencer a partida quando estava 6 a 5. Mais uma vez, no entanto, Tsonga foi bem, mantendo seu saque e quebrando o suíço para fechar em 8 a 6.

Na última e decisiva parcial, no entanto, Federer voltou a demonstrar o tênis que encantou aos presentes na O2 Arena durante a semana. Com uma qubra no oitavo game, sacou para fechar e dessa vez não desperdiçou, selando 6/3 e 2 sets a 1.

Nas duplas, a vitória foi da dupla formada por Max Mirnyi e Daniel Nestor, terceira pré-qualificada, que bateu Mariusz Fyrstenberg e Marcin Matkowski por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3. Foi o quarto título deles no ano, e manteve uma sina: dos últimos cinco torneios, o canadense Nestor venceu quatro: além desse, ganhou 2007, com Mark Knowles, 2008 e 2010, com Nenad Zimonjic.

Gazeta Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário