segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Portugal se mobiliza por Ricardo Gomes

Em Portugal, Ricardo Gomes, teve passagem marcante pelo Benfica. Nesta segunda, comovido com o quadro médico do treinador do Vasco, o clube de Lisboa publicou uma mensagem de apoio ao seu ex-jogador e ídolo, provando o quão importante ele foi para a História dos Encarnados.Pelo Benfica, Gomes conquistou um bicampeonato português (89 e 91) e uma Taça de Portugal (96).COM A PALAVRA: Nuno Farinha, diretor-adjunto do “Record” (POR)"A pergunta costuma aparecer em jantares entre amigos: “Qual foi o melhor defesa central que o Benfica já teve?” O resultado é sempre equilibrado. Para uns, Carlos Mozer. Para outros, Ricardo Gomes. Eu, confesso, nunca sei o que responder. Fico sempre no meio, entre um e outro.

Quando comecei no jornalismo, há mais de 20 anos, no final de década de 80, Mozer e Ricardo formavam a melhor dupla de centrais que vi até hoje. Completavam-se na perfeição. Um era mais exuberante, raçudo, um animal de competição. O outro era exatamente o contrário: discreto, sólido, equilibrado.Era assim o Ricardo que conheci entre 1988 e 1991 com a camisola do Benfica. O mesmo que revi, mais tarde, em 1995/96, na sua última época como jogador, de novo com a camisola das águias. Parecia de gelo. Podia tratar-se de um clássico contra FC Porto ou Sporting, que para o Ricardo era sempre igual: não tremia, não hesitava, não dava um grito.

No entanto, percebia-se até do ponto mais alto do Estádio da Luz que estava ali um líder genuíno – que comandava a defesa (e a equipa) apenas com o olhar. Bastava-lhe isso para ser atendido. Era o farol que indicava o caminho, a autoridade máxima em campo, aquele que ninguém se atrevia a desrespeitar. Nem os adversários.Teve um perfeito entendimento com os adeptos do clube e uma honesta relação com a imprensa. Ficava-lhe bem a braçadeira de capitão. Nos últimos anos o seu nome chegou a ser várias vezes falado para treinador do Benfica. Nunca aconteceu. Mas tenho a certeza de que, se tivesse sido esse o destino, Ricardo teria voltado a ser feliz em Lisboa. E como merecia"

Lancenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário