sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bernardinho abre escolinha em Fortaleza

O eneacampeão da Liga Mundial de Vôlei com a Seleção Masculina adulta, o treinador Bernardo Resende, o Bernardinho, estará em Fortaleza na próxima terça-feira (01/03). Na pauta deste bem-sucedido esportista carioca em nossa Capital o lançamento da Escola de Vôlei Bernardinho (EVB). O evento acontece no Clube Círculo Militar, às 17 horas. Na oportunidade, Bernardinho, hoje com 51 anos (nasceu em 29/08/1959), dará a aula inaugural para 100 alunos já inscritos.

Das capitais do Nordeste, Fortaleza é a primeira a sediar uma unidade da EVB, que atende principalmente crianças entre 7 a 13 anos, podendo atingir os 17. A metodologia empregada por Bernardinho é a da utilização do minivôlei, com turmas de 7 a 10 anos em quadras de 3,5mx7m, usando bolas menores e mais leves; e turmas de 11 a 13 anos, mas em quadras de 5mx11m e com bolas de tamanho oficial, mais leve contudo. Toda essa estratégia visando desenvolver os jovens segundo as suas estruturas físicas de momento.

A chegada da EVB em nossa Capital está ligada à parceria com o general de brigada João Crisóstomo de Souza, presidente do Círculo Militar, onde as aulas serão ministradas. Além disso, a coordenação do projeto avalizado por Bernardinho em Fortaleza está a cargo de Vladimir Nunan, que também comanda a Escolinha Craque Rubro-Negro, oficial do Clube de Regatas do Flamengo em nossa cidade. A EVB conta hoje com sete unidades, sendo cinco no Rio de Janeiro, uma em Goiânia/GO e outra em Brasília/DF, mais uma franquia em Niterói/RJ e a que funcionará em Fortaleza. A meta, de acordo com o próprio técnico Bernardinho, é alcançar de 280 a 400 franquias nos próximos cinco anos.

Quanto ao currículo de Bernardinho, dispensa comentários. Ele atuou como jogador (era levantador) de 1979 até 1986, defendendo times do Rio, onde nasceu. Em 1988 encerrou a carreira de atleta e iniciou a caminhada como treinador, estreando como assistente técnico de Bebeto de Freitas nas Olimpíadas de Seul. Dois anos após, comandava a equipe do Peruggia, na Itália, onde permaneceu até 1992. No ano seguinte, assumiu a direção da equipe masculina do Modena. Em seguida, voltou ao Brasil e assumiu o comando da Seleção Brasileira feminina adulta de 1994 até 2000. À frente do selecionado feminino foi vice-campeão mundial, medalha de ouro no Grand Prix (94), foi bronze nas Olimpíadas de Atlanta 1996 (EUA), dentre outros.

A partir de 2001 Bernardinho iniciou a trajetória de títulos no comando da Seleção Brasileira masculina adulta, onde ratificou a carreira de sucesso de conquistas, como o eneacampeonato da Liga Mundial, tricampeonato mundial, bicampeão olímpico. Entre a carreira como jogador e treinador Bernardo Resende acumula 40 títulos e atualmente é considerado um dos maiores ícones do esporte verde-amarelo. Além de técnico da Seleção masculina adulta, ele também dirige o time feminino do Rexona, pelo qual já faturou vários títulos da Superliga.

Moacir Felix

Nenhum comentário:

Postar um comentário