domingo, 5 de dezembro de 2010

ESTÁ CHEGANDO A HORA

Os torcedores do Flu, de Conca, do Cruzeiro, de Montillo, e do Corinthians, de Bruno César, sabem bem quem foram os destaques de seus times

Chegou a hora de conhecer o campeão de 2010: o Flu só depende de si, Timão e Cruzeiro têm de vencer e secar

Foram 37 rodadas, 371 jogos (já contando com Grêmio Prudente x Internacional, antecipado para a última quinta-feira) e, como no ano passado, a incerteza sobre quem será o campeão brasileiro de futebol na temporada chegou ao último ato. Fluminense - o único que depende de suas próprias forças -, Corinthians e Cruzeiro são os únicos sobreviventes na luta que termina após o fim da 38ª rodada, na qual todos os jogos têm início hoje, às 16h (horário cearense).

O torcedor do Fluminense enfrentou maus tratos e longas filas para comprar ingresso, dormiu ao relento e superou o cansaço para soltar o grito de campeão depois de 26 anos sem conquistar o título da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Enfim, chegou a hora: basta uma vitória sobre o já rebaixado Guarani para o clube carioca não depender de nenhum resultado e fazer história.

O jogo deste domingo reaviva na memória de muitos tricolores a genialidade do dramaturgo Nelson Rodrigues. Se estivesse vivo, ele poderia adaptar uma de suas frases célebres para reunir uma multidão (invisível, em sua maioria) no Engenhão Pela importância da decisão, conclamaria: "Os mortos abandonarão seus túmulos".

O técnico Muricy Ramalho está muito próximo de conquistar seu quarto título brasileiro em cinco temporadas. Embora experiente, não sabe como controlar "o friozinho na barriga". "Tranquilo não estou. Digo aos jogadores que quem estiver (calmo) vai para casa, pode dormir. Tem que estar ligado e fazer o melhor", afirmou.

Mística

Cinco anos depois da conquista do tetracampeonato brasileiro, o Corinthians, vice-líder com 67 pontos, um a menos que o Flu, volta ao palco daquela volta olímpica, o estádio Serra Dourada, em Goiânia, para encarar o mesmo Goiás, com chance de nova conquista. Mas o cenário é bem diferente da época em que, mesmo perdendo por 3 a 2 para os donos da casa, foi campeão.

A tarefa corintiana no Serra Dourada deve ser facilitada por contar com todos os titulares e pelo fato de o Goiás, já rebaixado, estar com olhos apenas para a decisão da Sul-Americana e adiantar a escalação de time com reservas e juvenis. "As conquistas do Corinthians são sempre no sufoco, no suor e no último momento", afirmou, confiante na mística, o presidente Andrés Sanchez.

O Corinthians "voltou" à briga pelo título puxado por Ronaldo, que hoje, retornando ao time após lesão na coxa, tenta dar sua terceira volta olímpica com o Alvinegro. "O título sempre é importante, motivo de orgulho, gratificante, seria maravilhoso se tudo desse certo. Vamos confiar. Mas o mais importante será fazermos nossa parte", pregou o Fenômeno, pedindo concentração ao grupo corintiano.

O azarão

Quem entra em campo com menos chance é o Cruzeiro, que com 66 pontos, joga em Sete Lagoas (MG) diante de um Palmeiras repleto de garotos e precisa vencer, além de torcer por tropeços de Flu e Corinthians.

"São poucos que chegam na última rodada lutando pelo título. Nós somos um deles", disse o técnico celeste, Cuca.

LONGAS FILAS

Torcedores mostram confiança nos times

Durante a semana, torcedores de Fluminense, Corinthians e Cruzeiro mostraram o quanto amam seus clubes ao encarar filas gigantescas em busca de ingressos para os jogos de domingo, que podem ser a partida do título para essas equipes.

Desde segunda-feira já havia tricolores em busca dos bilhetes da decisão. Os torcedores se viravam como podiam para passar o tempo, improvisaram partidas de baralho e se revezavam nas filas lotadas.

Tumultos

Na quarta-feira, dia que começou a venda dos tão esperados bilhetes, o Brasil viu cenas que se repetem a cada grande jogo. Tumulto, confusão, um morto e alguns feridos marcaram a semana tricolor. Apesar do sufoco, os torcedores vão lotar o Engenhão e fazer diferença nas arquibancadas.

Outro time que vai ter estádio lotado é o Corinthians. Mesmo jogando fora de casa, em Goiânia, a fiel torcida corintiana vai em peso para o Serra Dourada, onde o Timão pode se sagrar pentacampeão brasileiro. No caso alvinegro, além de torcer para seu time, os Loucos terão que secar o Fluminense, que tenta chegar ao bicampeonato nacional.

Longe do título, mas ainda com chances, o Cruzeiro terá casa cheia contra o Palmeiras. Pouco mais de 24 horas após o início das vendas, a torcida celeste já havia adquirido os 18 mil ingressos postos à disposição para a partida na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Feliz pelo apoio da "nação celeste", Cuca ressaltou a responsabilidade que pesa sobre o time. Segundo ele, é obrigação da equipe "homenagear esse torcedor que nos acompanhou o ano inteiro" e que acredita no bicampeonato.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário