sexta-feira, 9 de julho de 2010

OS CONCORRENTES À BOLA DE OURO DA COPA DA ÁFRICA

Lista de candidatos a melhor jogador da Copa tem três espanhóis e nenhum brasileiro

Nenhum brasileiro foi indicado para receber o prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo, que teve seus candidatos apresentados nesta sexta-feira pela Fifa, entre os quais se destacam três espanhóis, além do holandês algoz do Brasil, Wesley Sneijder, e do argentino Lionel Messi.

Nenhum jogador brasileiro foi indicado para receber a premiação, algo raro para um país conhecido como uma "fábrica" de estrelas do futebol.

Os dez candidatos, apresentados em Johannesburgo, são: Forlán (Uruguai), Asamoah Gyan (Gana), Iniesta (Espanha), Villa (Espanha), Xavi (Espanha), Messi (Argentina), Mesut Özil (Alemanha), Bastian Schweinsteiger (Alemanha), Arjen Robben (Holanda) e Wesley Sneijder (Holanda).

Na Copa da Alemanha, em 2006, o jogador escolhido como o melhor do torneio foi o francês Zinedine Zidane, selecionado por um painel de especialistas da Fifa, apesar de ter sido expulso na final da competição por ter dado uma cabeçada no peito do italiano Marco Materazzi.

O sucessor de Zidane será revelado após a final da Copa do Mundo da África do Sul, que será disputada no domingo entre Holanda e Espanha, no estádio Soccer City de Johannesburgo (15h30 de Brasília).

Entre os indicados para melhor jogador estão dois homens da Laranja, Robben e Sneijder, este último, carrasco do Brasil nas quartas de final ao marcar os dois gols da vitória da Holanda por 2-1, está na frente da disputa pela Chuteira de Ouro de artilheiro do torneio ao lado do espanhol David Villa, que poderá ganhar as duas principais premiações da competição se fizer uma excelente partida na final do Soccer City de Johannesburgo.

Há apenas um africano, o ganense Gyan, autor de três gols no torneio, mas que perdeu aquele que classificaria as Estrelas Negras para a semifinal ao desperdiçar um pênalti no último minuto da prorrogação (120+1) da partida das quartas contra o Uruguai.

A América do Sul tem dois jogadores na lista de indicados.

O primeiro é o Bola de Ouro da Europa e Melhor Jogador da Fifa em 2009, o argentino Leo Messi, que deixou a África sem marcar um gol sequer.

O segundo é o uruguaio Forlán, que deve disputar no sábado a partida pelo terceiro lugar contra a Alemanha, em Port Elizabeth, onde tentará marcar para continuar na corrida pela Chuteira de Ouro (tem quatro gols).
Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário