sexta-feira, 5 de março de 2010

Judocas comemoram Copa em São Paulo e já esperam Mundial

Ao lado do presidente do COB Carlos Nuzman, prefeito Gilberto Kassab (DEM) com quimono para fotos ( Paulo Liebert/AE )

Presidente da FIJ Marius Vizer sinalizou com a hipótese da capital paulista receber a competição em 2013

Oito dos doze brasileiros medalhistas olímpicos do judô estiveram nesta sexta-feira, 5, em São Paulo para o lançamento da Copa do Mundo da modalidade, que acontece em 29 e 30 de maio, no Ginásio da Hebraica, na capital paulista. Entre eles, o sentimento é o mesmo: competir em casa tem um sabor especial.

Depois de três anos em Belo Horizonte, a Copa do Mundo de judô vem para São Paulo e já firma contrato de cinco anos. Se depender do empenho do presidente da Federação Internacional (FIJ) Marius Vizer, o Mundial de 2013 também pode acontecer na cidade. A novidade, animou o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Carlos Arthur Nuzman.

"Esse mundial é muito importante, não só para a cidade de São Paulo, como para o povo brasileiro. É o início de um ano chave para as pretensões da Olimpíada do Rio. Faremos um esforço para que esse mundial seja mesmo aqui", disse Nuzman.

Na comitiva de dois ouros, três pratas e dez bronzes (segundo esporte que mais conquistou medalhas para o País, perde apenas para a natação com 17), nomes que começaram a escrever a rica história do Brasil no tatame como o pioneiro Chiaki Ishii e o hoje vereador de São Paulo Aurélio Miguel, além de Rogério Sampaio e Henrique Guimarães.

Dos que ainda estão competindo, destaque para Leandro Guilheiro (bronze em 2004 e 2008) e Tiago Camilo (prata em 2000 e bronze em 2008) que se preparam para mais uma Olimpíada, sem saber se estarão nos Jogos do Rio de Janeiro.

"Espero competir até 2016. Tudo vai depender de Londres. Se acabar e sentir vontade de competir, vou. Agora penso numa coisa de cada vez, torneio após torneio, até chegar na Olimpíada", revelou Guilheiro. "Em 2012 vou ver se continuo ou não até 2016. A equipe está cada vez mais forte. Calendário puxado é bom, para gente se acostumar a estar sempre competindo", contou Camilo.

Além da Copa do Mundo em São Paulo, os atletas também participam do Grand Slam no Rio de Janeiro. A competição que vale 300 pontos para o ranking olímpico acontece em 22 e 23 de maio.

Agencia Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário