sábado, 27 de março de 2010

Confira as competições da temporada 2010 do vôlei cearense


A temporada 2010 para o voleibol cearense está prestes a iniciar. Campeonato Estadual, Campeonato Brasileiro de Seleções, Liga Nacional, Intermunicipais, Olimpíadas Escolares e Universitárias, preenchem o ano dos clubes, seleções, escolas, universidades e municípios.

O Campeonato Estadual é organizado pela Federação Cearense de Voleibol (FCV), nas categorias: mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto. Esta competição ocupa o calendário das equipes no decorrer do ano. Em paralelo ao Campeonato Cearense, a Confederação promove o Campeonato Brasileiro de Seleções, na categoria infanto-juvenil e juvenil. Os atletas que se destacam são convocados para compor a seleção estadual no Campeonato Brasileiro. Vale ressaltar que o Ceará faz parte da 1ª divisão nas duas categorias, nos naipes masculina e feminina.

As equipes adultas, além do Campeonato Cearense, disputam a Liga Nacional que é a divisão de acesso à Super Liga - lutando por uma vaga na principal competição nacional de clubes. O Vôlei estudantil tem como principais competições as Olimpíadas Escolares e Universitárias, que são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro. As equipes disputam uma seletiva estadual e o campeão em cada categoria garante vaga na fase nacional. As Olimpíadas Escolares serão sediadas por Fortaleza (12 a 14 anos) e Goiânia (15 a 17 anos), enquanto que Blumenau sediará as Olimpíadas Universitárias.

Assim como o Campeonato Estadual, o Intermunicipal também é realizado pela FCV. Nesta competição, os municípios do interior se enfrentam em várias etapas, nas diferentes regiões do Estado, sendo sucesso de público e servindo para descoberta de talentos.

Repleto de competições, o vôlei cearense tem excelentes perspectivas de tornar 2010 um divisor de águas, atraindo os meios de comunicação, investidores e público para, quem sabe em 2011, trilhar um caminho para uma equipe na Super Liga.

*Por Galba Ribeiro – educador físico e técnico da Seleção Cearense de Vôlei Juvenil Masculina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário