segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Dunga soluciona dúvidas na última convocação antes de lista para a Copa

Na teoria, é apenas um amistoso, mas a convocação desta terça-feira para a partida contra a Irlanda, no dia 2 de março em Londres, deve marcar o fim das últimas dúvidas do técnico Dunga em relação aos jogadores que ele vai levar para a Copa do Mundo da África do Sul.

Com o grupo praticamente fechado após a conquista da Copa das Confederações do ano passado e a reta final das eliminatórias sul-americanas para o Mundial, dificilmente o treinador da seleção brasileira fará para a África do Sul grandes mudanças em relação aos nomes que estarão no Emirates Stadium contra os irlandeses no mês que vem.

Mas algumas poucas vagas ainda estão indefinidas e jogadores que antes eram considerados certos na convocação para Copa não vivem bons momentos em seus clubes. Confira abaixo as últimas dúvidas que devem ser solucionadas com a lista que será anunciada às 11 horas (de Brasília) desta terça-feira, na sede da CBF no Rio de Janeiro.

AS SOLUÇÕES DA CONVOCAÇÃO DE DUNGA

Robinho Principal atacante do início da ‘Era Dunga’, Robinho brilhou muito no começo do treinador à frente da seleção, comandado a conquista da Copa América de 2007, virando homem de confiança do técnico. Mas assim como aconteceu nos clubes em que jogava (Real Madrid e Manchester City), caiu de produção também com o Brasil e vive um momento delicado em sua carreira. Vendo muitas sombras na seleção – principalmente Nilmar – ele voltou para o Brasil e agora ‘em casa’, no time do Santos, tenta recuperar o bom futebol para provar para Dunga que ainda é a estrela de três anos atrás.

Ronaldinho
Depois das primeiras chances que teve após o fracasso na Copa do Mundo 2006, o meio-campista caiu em descrédito com Dunga. A má fase tanto no Barcelona quanto na seleção o levou a tentar um recomeço no Milan. Também não iniciou bem no clube italiano, mas se levantou no começou desta temporada, com uma sequência de boas atuações e gols. Só que mais uma vez voltou a oscilar genialidade com completa nulidade em campo, colocando em risco a última chance que pode ter com o técnico da seleção brasileira para ir para sua terceira Copa do Mundo consecutiva.

Felipe Melo
Considerado pelo técnico Dunga seu maior achado no comando da seleção brasileira, o volante já não é mais o mesmo dos primeiros dias de seleção. Depois de atuações de gala na época em que ainda jogava na Fiorentina, a visibilidade dada pelo Brasil o levou a um ótimo contrato com a gigante Juventus. Mas então veio a queda de produção, tanto na seleção quanto na Vecchia Signora e nítido desequilíbrio psicológico nos dois times, com uma série de expulsões. Escolhido como ‘pior jogador de 2009’ na Itália, Felipe Melo terá de contar com seu retrospecto para sonhar com a África do Sul.

Lateral esquerda
Depois da saída de Roberto Carlos após o fracasso na Copa de 2006, a posição virou a maior dor de cabeça para o técnico Dunga. A camisa 6 provavelmente foi a que teve mais donos com o treinador. Kléber, Marcelo, Juan, Gilberto, Adriano e Filipe Luís já estiveram com ela antes de André Santos se firmar, ainda sim de forma inconstante. Até o lateral-direito Daniel Alves – que mesmo lesionado deve ter vaga garantida na Copa – já se arriscou pelo outro lado, exemplificando o tamanho do problema do técnico

Ataque
Com Luis Fabiano mais do que garantido com a camisa 9 da seleção brasileira na Copa do Mundo, a segunda vaga no ataque está completamente aberta. Adriano, em grande fase no Flamengo, e Robinho, pela confiança de Dunga, devem estar na lista. O quarto nome e o lugar de titular seguem completamente abertos. Pelas últimas atuações com a camisa do Brasil, Nilmar está na frente de seus concorrentes, mas importantes jogadores como Fred, Vagner Love, Alexandre Pato e até mesmo Ronaldo ainda correm por fora.

Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário