segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Após repetir Guga no Chile, Bellucci rejeita comparação

O brasileiro Thomaz Bellucci, 22 anos, repetiu um feito do ídolo Gustavo Kuerten na madrugada desta segunda-feira e conquistou o ATP 250 de Santiago. Após levantar o troféu na capital chilena, o jovem tenista rejeitou qualquer tipo de comparação com o tricampeão de Roland Garros.

"O Guga foi número 1 do mundo e eu estou apenas começando a jogar os torneios maiores agora", declarou. Para ganhar seu segundo título no circuito da ATP, Thomaz Bellucci venceu na decisão o argentino Juan Monaco por 2 sets a 1, parciais de 6/2, 0/6 e 6/4.

Guga triunfou na capital chilena na temporada de 2000. Coincidentemente, ele também bateu um argentino na final, Mariano Puerta. Na ocasião, o catarinense que abandou o esporte em 2008 também faturou a chave de duplas da competição ao lado do compatriota Antônio Prieto.

Em 2000, o torneio foi disputado em Santiago. Entre 2001 e 2009, a cidade litorânea de Viña del Mar recebeu o evento. No retorno à capital, mais um título brasileiro. "É uma coincidência que o Guga foi campeão na última vez que o título foi disputado em Santiago", disse Bellucci.

Com o título no Chile, o tenista nascido no interior paulista alcança a 28ª colocação do ranking mundial, um recorde em sua carreira. Desde a criação da lista em 1973, apenas Gustavo Kuerten (1º), Thomaz Koch (24º) e Fernando Meligeni (25º) superaram Bellucci.

Para completar, o jovem iguala Jaime Oncins e Tomas Koch, que ganharam dois campeonatos de primeiro nível. Gustavo Kuerten (20 títulos), Luiz Mattar (sete títulos) e Fernando Meligeni (três títulos) são os únicos em toda a história com mais taças que Bellucci.

Satisfeito, o jovem de 22 anos trata de comemorar. "Foi uma grande semana. Eu venci alguns jogos duros e estou feliz por ganhar meu segundo título da ATP", declarou o cabeça de chave número 3. Responsável por eliminar na semifinal o local Fernando Gonzalez, 11º do mundo e principal favorito, o brasileiro sofreu contra Juan Monaco.

"Eu joguei melhor do que ele no primeiro set. No segundo set, não comecei muito bem, ele pegou a vantagem e começou a jogar melhor. No terceiro set, consegui jogar o meu jogo de novo e mantive a calma nos momentos decisivos para conquistar o título", explicou o brasileiro.

Depois de triunfar em Santiago, Bellucci segue para o ATP 250 da Costa do Sauípe. Na Bahia, ele tenta repetir mais um feito logrado por Gustavo Kuerten, campeão dentro de casa nas temporadas de 2002 e 2004. O jovem estreia diante do compatriota Thiago Alves.

Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário