quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA

Maior e mais populoso componente dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi voltará todas as suas luzes a partir desta quarta-feira para os melhores times do planeta. Deixando para trás quatro anos seguidos de disputa no Japão, será realizado o Mundial de Clubes da Fifa 2009. Sete representantes das principais federações disputarão o posto de principal campeão da temporada 2008/2009.

Nas últimas quatro edições da competição, a final foi disputada entre o representante europeu e o time da América do Sul - São Paulo e Inter venceram em 2005 e 2006, Milan e Manchester United dominaram em 2007 e 2008. Desta vez, a expectativa é quanto ao possível duelo entre Barcelona e Estudiantes e mais especificamente a briga entre Lionel Messi e Juan Sebastian Verón. Os craques argentinos lideraram suas equipes nas conquistas continentais do primeiro semestre. Em Abu Dhabi, terão mais uma chance de fazer história.

Messi recebe a Bola de Ouro da France Football
O favoritismo, naturalmente, é do Barcelona, e o foco estará todo em Lionel Messi. Premiado com a Bola de Ouro, o jogador estava lesionado em 2006 e perdeu a decisão da competição, em Tóquio, no Japão, onde o clube espanhol foi derrotado pelo Internacional. Depois de comandar os catalães na conquista da Copa dos Campeões, tenta garantir o título inédito para coroar o excelente ano.

"É um título que o clube jamais conquistou e que ilude a maior parte dos jogadores do Barça. É também a última competição do que tem sido um histórico 2009, e nós queremos terminar o ano em grande estilo", afirmou Messi. Apesar de ausente em 2006, ele garante que, junto dos companheiros, aprendeu muito com a derrota para o Internacional, por 1 a 0, confirmada com gol de Adriano Gabiru.

"Acho que a lição mais importante foi não chegar com uma confiança exagerada e buscar conhecer nossos oponentes mais profundamente. Na última vez, talvez tenhamos pensado que os outros times estavam um pouco abaixo de nós, e isso é algo que não podemos deixar acontecer de novo se quisermos ser campeões", complementou o destaque. É bom ficar de olho, portanto, no Estudiantes.

Desta vez, a equipe campeã da Copa Libertadores, sobre o Cruzeiro, tem como destaque o experiente meia Juan Sebastian Verón, que no final da carreira quer marcar de vez seu nome na história do futebol e também do Estudiantes, fazendo-o o primeiro time da Argentina a se sagrar o melhor do planeta no Mundial de Clubes da Fifa.

"Esta competição é o melhor que o futebol tem para nos oferecer, e não há muitos times argentinos que tiveram uma oportunidade como essa. Na realidade, apenas o Boca Juniors jogou um Mundial (perderam para o Milan, em 2007), e é uma honra para o Estudiantes participar", opina o meia. Para isso, Verón garante que o time segue em excelente forma, seis meses depois da final da Copa Libertadores.

Ao lado do pai, La Brujita Verón recebe o prêmio de melhor jogador da Copa Libertadores-2009"
Você quer vencer toda a competição que joga, mas depois de ganhar a Libertadores, nosso objetivo foi entrar forte no Campeonato Argentino e mostrar que a conquista não foi um 'flash' na temporada. Fizemos isso e é por isso que acho que estamos em grande forma e vamos ficar ainda melhores", opinou o veterano de 34 anos. Apesar da presença dos times campeões da Europa e da América do Sul, ainda há espaço para surpresas no Mundial.

Cinco outros clubes tentarão quebrar a dicotomia entre os dois continentes mais tradicionais do futebol. Do México vem o Atlante, campeão da Concacaf, liderado pelo meio Santiago Solari, ex-Inter de Milão e Real Madrid. "Só vai depender de nós mesmos. Se fizermos progresso, teremos tudo para jogar com o Barcelona na semifinal, e se, chegarmos à final, seria um sonho realizado", disse.

O representante da Coréia do Sul é o Pohang Steelers, que tem seu trunfo no banco de reservas: o treinador brasileiro Sérgio Farias. "Temos um time muito bom e estamos mirando um nível mais alto. Seria uma estupidez nos subestimar, porque somos os campeões asiáticos", avisou, confiante: "Não queremos que essa grande oportunidade passe. Vamos dar tudo para conseguir o máximo que pudermos".

Pela segunda vez, o representante da Oceania será o neozelandês Auckland City, clube que sequer passou por profissionalização - a maior parte dos jogadores são estudantes e trabalhadores comuns, que treinam durante a noite. "Não temos jogadores profissionais, mas nós certamente temos uma atitude profissional. Os atletas querem provar-se no cenário mundial como grandes", disse o técnico Paul Posa.

O representante africano será o Mazembe, da República Democrática do Congo, campeão da Copa dos Campeões da África. Para o Mundial, o comprometimento dos atletas gera esperança no técnico Diego Garzitto. "O trabalho duro dos atletas foi o segredo do nosso sucesso", disse, sobre a conquista continental. No ano em que a Copa do Mundo será disputada pela primeira vez em seu continente, eles tentam despontar para chamar a atenção.

Nesta quarta-feira, o Auckland City fará a partida de estreia da competição contra o Al Ahli, campeão nacional dos Emirados Árabes Unidos e clube convidado pela Fifa. As equipes se enfrentam às 14 horas (de Brasília) e, quem passar, terá pela frente o Atlante, pelas quartas de final, e o Barcelona, na semifinal. No outro lado da chave, Pohang e Mazembe decidem quem enfrenta o Estudiantes na semifinal.

Fonte: G.Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário