quarta-feira, 25 de novembro de 2009

MARKETING TRICOLOR EM AÇÃO


Rebaixado, Fortaleza se inspira em slogans de Corinthians e Vasco

Decretado o rebaixamento do Fortaleza à terceira divisão do Campeonato Brasileiro, o marketing tricolor instantaneamente iniciou uma campanha de resgate do torcedor. O site oficial do clube traz nesta quarta-feira a frase "Nunca vou te abandonar", slogan semelhante ao utilizado pelo Corinthians no ano passado, durante a campanha que selou o retorno da equipe paulista à elite do futebol nacional.

A frase "Eu nunca vou te abandonar" (com o pronome pessoal) fazia parte de uma canção da torcida alvinegra em 2007, quando o time lutava para não cair para a Série B do Campeonato Brasileiro. Assim que foi definida a queda da equipe para a segunda divisão, a diretoria encampou o conceito das arquibancadas e registrou a marca, colocando à venda produtos oficiais e decorando com o slogan algumas áreas do Parque São Jorge, como a sala de imprensa.

Segundo o assessor de marketing do Fortaleza, Kléber Gomes, a intenção da iniciativa é reanimar a torcida. "É questão de paixão do torcedor. Neste momento, muitos falam que não vão mais torcer pelo clube, vão largar o clube", disse o dirigente, em contato com a GE.Net, ao admitir que a campanha corintiana na temporada passada também serviu como inspiração.

O coordenador de marketing do Corinthians, Caio Campos, não vê problema em relação à utilização do slogan, desde que o clube cearense não vise lucro. "Registramos a marca, o que vale é o conceito. Mas é um time regional e que não tem nenhum envolvimento com a gente. Nossa campanha marcou e, se eles estão neste momento, acho legal usarem o mesmo mote, sem uso comercial", explicou o dirigente.

Mesmo informado sobre a declaração do corintiano, o Fortaleza decidiu mudar a frase para futuramente não arcar com nenhum tipo de conflito jurídico, ainda que os departamentos de marketing dos dois clubes tenham uma boa relação. Apesar de Kléber Gomes revelar que alteraria a imagem na página inicial do clube em função da semelhança entre as duas frases, por enquanto ela continua igual.

Fonte: G.Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário